domingo, 11 de março de 2007

Forcados de Vila Franca festejam 75 anos

Ontem (10 de Março) pelas 16..30h na Centenária Praça de Toiros “Palha Blanco”, realizou-se o Festival comemorativo dos 75 anos do Grupo de Forcados de Vila Franca.

Abriram praça, os Cavaleiros Rui Salvador, Ana Batista, Pedro Salvador, Diogo Ventura e Duarte Pinto e os Matadores Francisco Ruiz Miguel e Victor Mendes.

Na trincheira voltamos a ver fardados nomes grandes do grupo e da Forcagem nacional, como por exemplo, Jesus Lourenço, João Costa “Platanito”, “Pantufeira”, José Carlos Matos, Carlos Telles “Calo”, “Petróleo”, José Beleza, Jorge Faria, os irmãos Dotti e tantos outros. Até o Empresário e Apoderado de Toureiros João Duarte o vimos fardado nesta tarde de sol. Foi mais uma pagina de gloria para o grupo da cidade ribeirinha, que pegou os cinco novilhos á primeira tentativa e salientamos para nós a pega realizada ao último novilho por esse Forcado que será eterno, João Costa “Platanito, com uma barriguinha saliente e 54 anos de idade.

No computo geral os Novilhos de Paulo Caetano deixaram-se andar, mas com muita falta de força.

Os Cavaleiros de casaca estiveram em plano regular, sobressaindo o Português Diogo Ventura que se apresenta de traje curto, pois optou pela usança Espanhola.

Na lide apeada, assistimos a duas boas lides dos diestros em praça, mas destacamos a actuação dessa grande figura do Toureio que dá pelo nome de Francisco Ruiz Miguel, com uma lide muito cuidada, cheia de “senhorio”.

João Perdigão

Sem comentários: